quarta-feira, 6 de junho de 2012


Criado o Conselho Antidrogas de Francisco Sá
 * Por, Vicente  Alberto
No dia 04, com a presença do prefeito José Mário Pena (PV), tomaram posse os integrantes do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) de Francisco Sá. A reunião foi coordenada pelo secretário Municipal de Defesa Social, o capitão da PM reformado Aderson Kleber Nogueira.
Integrado por 16 representantes do poder público e sociedade civil, o COMAD tem como objetivo promover ações voltadas à prevenção do uso indevido de drogas, bem como daquelas relacionadas com o tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes.
O representante indicado pelas unidades que prestam apoio e assistência aos usuários ou dependentes de drogas e seus familiares, Antônio Roberto Lopes, ressaltou a importância da criação do COMAD e da urgência no reforço ao combate a este problema que vem aumentando de forma preocupante no município. Preocupação semelhante foi também manifestada pela professora Geralda Lúcia Xavier, que ressaltou a escalada de violência nas escolas, por conta do uso de álcool e drogas, até com a invasão de traficantes em educandários e os entraves burocráticos para prevenir esses atos de delinqüência.
O prefeito José Mário Pena lembrou que, desde o inicio de seu mandato, a segurança pública tem sido um objetivo constante, com atuações em prol do melhoramento dos órgãos de defesa social do município.  “Temos realizado convênios e prestado significativo apoio às Polícias Civil e Militar, ao Conselho Tutelar, críamos a Secretaria de Defesa Social, mas convenhamos que a droga é um problema mundial, de difícil solução. São necessários investimentos na repressão, mas também na prevenção, na conscientização de nossas crianças e jovens e na recuperação dos dependentes. Por isso a importância do COMAD, onde o Governo Municipal e a sociedade se unem no combate a este mal", afirmou o prefeito, que ainda lamentou a ausência dos titulares do Ministério Público, Judiciário e das Polícias no  evento.  “Numa data importante como esta, em que a comunidade se coloca à disposição no enfrentamento a este flagelo social, é de se lastimar não vermos aqui hoje o nosso promotor, a juíza da Comarca, o comandante da PM e o delegado para dar os seus testemunhos e manifestar apoio. Mas estamos fazendo a nossa parte e os cidadãos e cidadãs que integram o COMAD com certeza não medirão esforços nesta luta”, ressaltou.